Translate

Guia de Passeios Pedestres

08.01.2021

Marca na tua agenda e vai connosco é muito mais giro irmos juntos!
Pergunta ao coordenador como fazer para te inscreveres.
European Ramblers Association





04-06-2020
Dúvidas ou esclarecimentos para trabalhos de campo contactar oprofessoremcasa20@gmail.com



04-06-2020
Formação em Guias de Parques Naturais























Com o objetivo de dar a conhecer, a divulgação de percursos pedestres, cicláveis, equestres e de automóvel, os valores presentes na Rede Nacional das Áreas Protegidas do continente português, o ICNF lançou a App NaturalPTrails.


Estão disponibilizadas ferramentas que permitem selecionar percursos por tipologia, localização ou área protegida, obter alertas diretamente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, avaliar os percursos, conhecer os produtos e serviços da marca Natural.PT, promovida pelo ICNF, I. P., obter o seu percurso para visualizar offline e ganhar pontos por cada percurso percorrido.


A App NaturalPTrails encontra-se disponível para download gratuito para Android e iOS.











Instruções para realizar um relatório de trabalho


Para escrever com eficácia a estrutura do relatório de trabalho, divida-o em três partes, atente no que deve incluir em cada parte:

INTRODUÇÃO
A introdução é a montra do texto. Quanto mais apelativa for, mais cria no leitor o desejo de continuar a ler. Tem a nobre função de captar a atenção do leitor e fazê-lo interessar-se por continuar a ler.
Uma introdução apresenta o texto, descrevendo o que vai ser exposto e desenvolvido nas linhas seguintes. Deve conter a ideia central e os objetivos bem definidos.
Por exemplo, no caso do relatório de trabalho de um aluno, a introdução deverá responder a duas perguntas centrais: qual o tema e quais os objetivos.
Servindo a introdução para captar o interesse do eleitor, logo, escolha palavras com impacto que lhe despertem a curiosidade e que o mantenha “preso” até ao fim. Crie, com a introdução, a emoção de um “amor à primeira vista”.

DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento é a parte do texto em que se explana o tema anunciado na introdução. Deve ser feito de acordo com as especificidades do tipo de texto; por exemplo, no caso de um requerimento, devemos apresentar os argumentos tão bem fundamentados quanto possível. No caso de uma notícia, desenvolvemos o assunto respondendo às perguntas como e porquê.
No caso do relatório de trabalho, o aluno deverá descrever as atividades que desenvolveu ao longo do curso ou trabalho e também apresentar as soluções encontradas para superar problemas e desafios.
Quais os aspetos a ter em conta para um bom desenvolvimento?
- Boa articulação do texto, de modo a haver sempre um fio condutor ao longo do mesmo.
- Clareza da mensagem: palavras simples, frases e parágrafos curtos, sem ambiguidades.

CONCLUSÃO
A conclusão remata o texto, resumindo o desenvolvimento, mas não deve cingir-se a uma síntese descolorida e sem-sabor, nem tão pouco a uma repetição do que foi dito. Devemos ter a capacidade de dizer por outras palavras e de uma forma abreviada o que foi exposto anteriormente. Além disso, pode deixar alguma questão em aberto ou uma ideia em suspenso. No caso do relatório de trabalho, a conclusão pode ainda apresentar uma reflexão sobre a experiência do aluno, respondendo a questões como: o que aprendeu com a experiência? Que valor acrescentou à sua atividade profissional? Que sugestão tem para futuros colegas ou futuros trabalhos?

Comunicar com Sucesso de Sandra Duarte Tavares, 2019

1º Semestre de 2021

Retomamos as atividades formativas e já se encontra disponível o Plano de Formações para o semestre em curso que termina dia 31 de Julho. ...