Translate

Guia de Enoturismo

04-06-2020

O Enoturismo é muito mais que vinho, é esta a missão do nosso curso.





04-06-2020

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
Cunha, L. & A. A. (2015). Introdução ao Turismo.5ª Ed. Lidel. Lisboa.
Johnson’s, H. (1999). História Universal do Vinho. Litexa Editora.
Salvado, J. O. (2017). Turismo de vinho: um catalisador do desenvolvimento rural, através de estratégias de coopetição. Ágora, Revista de História e Geografia. DOI: 10.17058/agora.v19i2.9756
Lavandoski, J. (2015). As empresas vitivinícolas e o desenvolvimento do enoturismo: o caso da região do Alentejo, Portugal. Tese de Doutoramento em Turismo. Faculdade de Economia. Universidade do Algarve.
Lameiras, E. (2015). O Perfil do Enoturista. Tese de Doutoramento em Turismo. Universidade do Algarve.
Reyes, C. O. (2012). La satisfacción del turista cultural enológico: causas e efectos, Tesis Doctoral. Departamento de Dirección de Empresas y Marketing. Universidad de Huelva

04-06-2020

Inscrições abertas para o Curso de Guia de Enoturismo I


01-04-2020 
O Guia de Enoturismo, é capaz de identificar as unidades e potencialidades turísticas, do produto vinho e dos seus derivados. Nesta atividade turística, a conjugação dos elementos identitários do território são a sua matéria-prima, na estruturação de uma animação turística diferenciada, em comunidades onde a região vitivinícola marca a sua “essência”.


Teste AQUI os seus conhecimentos sobre Enoturismo


30-03-2020
Conceitos a saber

ENOTURISMO é toda a atividade turística motivada pelo vinho, pelos seus derivados, pelas tradições e cultura das localidades que o produzem.  
ENOTURISTAS podem não ser consumidores habituais de vinho, mas apenas interessados na produção e cultura, podem não ser apreciadores mas procurarem conhecer o método de elaboração das viniculturas.  
ENOLOGIA é a ciência da produção e conservação do vinho, desde o plantio, a escolha do solo, a vindima, o envelhecimento, o engarrafamento, a venda.  
ENÓLOGO é o profissional que coordena, supervisiona e executa todo o processo de produção do vinho (incluindo a venda e marketing); estuda as castas, o solo e o clima enquanto elementos determinantes para a qualidade do vinho. É o responsável pela degustação do produto final e quem decide quais as modificações a melhorar.


Próximo Curso


©2018-2021 . EFG Apoio Formandos

Acessibilidade Mapa do site Politica de Privacidade


1º Semestre de 2021

Retomamos as atividades formativas e já se encontra disponível o Plano de Formações para o semestre em curso que termina dia 31 de Julho. ...